Perguntas
Frequentes

O PARADENS será́ a base estrutural para o esporte Paralímpico, se estendendo por todo Estado de São Paulo, em conjunto com atletas, professores e organizadores, todos pelo desenvolvimento.

O Programa, através da Capacitação Técnica, irá proporcionar a oportunidade de desenvolver aptidões teóricas e praticas a professores de educação física da rede pública, privada, de entidades e clubes do Estado de São Paulo com o intuito de fomentar o esporte Paralímpico.

As aulas praticas do Curso de Capacitação terão como objetivo, além da aplicação dos conceitos e técnicas que foram passadas na Capacitação Técnica, desenvolver os fundamentos básicos e adaptações necessárias para iniciar e/ou dar continuidade ao processo educativo-esportivo de crianças e adolescentes e até mesmo adultos em modalidades esportivas individuais e coletivas em sua realidade, contemplando as três deficiências do programa sendo elas: deficiências físicas, visuais e intelectuais, para o Esporte Paralímpico.

O contato com o Projeto Paradens poderá ser efetuado através do email contato@paralimpico.com.br ou via formulário de contato no portal www.paradens.com.br.

A Capacitação Técnica terá́ como publico alvo Professores de Educação Física com comprovação por meio do CREF ou Diploma, Estudantes de Educação Física no 4° ano da graduação apresentando comprovante de matricula e Professores da rede pública de ensino não formados em Educação Física, mas que atuam em aulas com conteúdo esportivo com comprovação das aulas ministradas.

A capacitação será realizada para 8 modalidades divididas em 2 grades a serem escolhidas pelo participante:

Grade 1: Atletismo – Futebol de 5- Goalball – Tênis de Mesa
Grade 2: Natação – Bocha – Ciclismo – Vôlei Sentado

A Capacitação Técnica e as Aulas Praticas serão realizadas em 28 locais distintos, sendo eles as oito Regiões Esportivas, as mesmas já́ utilizadas para as competições da Secretaria de Esporte, mais a cidade de São Paulo, incluindo Grande São Paulo.

O Objetivo da realização em 18 locais distintos é descentralizar o conhecimento e levar a oportunidade a todas as Regiões do Estado de São Paulo, desenvolvendo o Estado como um todo.

A escolha dos municípios que sediarão o PARALÍMPICO e as datas em cada local serão informados com antecedência no portal www.paralimpico.com.br.

A quantidade de participantes que a entidade poderá enviar para a Capacitação será definida com base na disponibilidade de vagas e respeitando as regras de capacidade e distanciamento de cada local.

A Capacitação Técnica deverá ocorrer em 05 (cinco) dias no total, onde os professores receberão conceitos técnicos, estratégicos e práticos, focados nas quatro modalidades escolhidas.

Serão realizadas as seguintes capacitações presenciais:

• Esporte Paralímpico na Escola: Capacitação com característica de iniciação básica, com o objetivo de oportunizar o primeiro contato com o movimento paralímpico, oferecendo conteúdos teóricos e observação pratica com acompanhamento do desenvolvimento de modalidades Paralímpicas e vivência das mesmas.

• Esporte Paralímpico – Curso de História e Estrutura e modulo Introdução ao Movimento Paralímpico.

• Modalidades: Curso com aulas teóricas e praticas para cada modalidade.

Precisa de ajuda?